Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Imagem ilustrativa

Navio afunda após novo ataque de drones no Mar Negro; primeiro‑ministro da Bulgária convoca embaixadora russa

Share your love

COMPARTILHAR ARTIGO

Drones atingiram dois navios ao largo da costa Bulgaria; um afundou e outro, Chelsea 3, teve cinco tripulantes com ferimentos leves, diz BBC/Reuters

Radev disse ter convocado a embaixadora russa Eleonora Mitrofanova e ordenado uma reunião de emergência sobre os incidentes.

O ataque e o resgate

Segundo o primeiro‑ministro, um dos navios afundou a 17 milhas náuticas (31 km) a leste de Krapets; um tripulante desse navio foi resgatado. Outro navio, de propriedade ucraniana, foi atingido por três drones a 18 milhas náuticas da cidade de Byala e todos os 15 tripulantes foram salvos.

Radev identificou o navio atingido como Chelsea 3, com bandeira de Malta e registrado em Odesa; cinco tripulantes dessa embarcação receberam atendimento por ferimentos leves.

Reações oficiais

Radev afirmou que não há evidência conclusiva que aponte um responsável, mas que “a lógica sugere que o resultado beneficia a Federação Russa”. Ele também declarou que considerou o ataque “absolutamente inaceitável” e informou que falaria em breve com o secretário‑geral Mark Rutte.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou que o ataque demonstra o "desprezo deliberado" de Moscow pela vida civil e pela segurança marítima. A President da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o Mar Negro estaria se tornando "outro frente de escalada da guerra russa na Ucrânia" e que isso "é inaceitável".

Contexto e posições

A reportagem lembra que, uma semana antes, outros dois navios comerciais foram atacados na zona econômica exclusiva da Bulgária; um deles, o Alfa Watan, afundou, e os 10 tripulantes, incluindo nove sírios, são dados como desaparecidos e presumidos mortos.

Moscow afirma que tem como alvo embarcações que transportam armas e cargas de uso dual para portos ucranianos. Em contrapartida, Kiev e aliados europeus dizem que navios mercantes com grãos e cargas civis também vêm sendo atacados. A Rússia não comentou publicamente sobre os ataques informados nesta terça‑feira.

Reportagem da BBC com informações da Reuters.

COMPARTILHAR ARTIGO
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Artigos: 41293