Subscribe to Newsletter
Enter your email address below and subscribe to our newsletter
Enter your email address below and subscribe to our newsletter







Segundo o CGN, o tradicional desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios terá reforço de tropas especializadas e equipes de emergência em toda a região central de Brasília.
O evento tem início previsto para as 9h, com encerramento por volta das 11h, e a expectativa é de público de aproximadamente 30 mil pessoas. As arquibancadas serão abertas às 6h.
O desfile começa às 9h e deve terminar por volta das 11h. As arquibancadas abrem às 6h. Quando a capacidade das arquibancadas for atingida, o público será orientado a permanecer nas áreas externas destinadas aos espectadores, que terão tendas e pontos de hidratação nos lados Norte e Sul da Esplanada, segundo o CGN.
O acesso ao espaço do desfile ocorrerá por cinco pontos de entrada, com linhas de revistas Pessoas realizadas por policiais militares. As entradas para a Esplanada incluem a via S1 (lateral da Catedral) e as escadarias dos ministérios — as duas primeiras no lado Sul (blocos A e C) e as duas primeiras do Norte (blocos J e M), conforme o CGN.
Pessoas com deficiência terão acesso pelo túnel do Bloco J, que possui rampa de ligação com o espaço reservado entre o Ministérios e a Via N1.
Entre os itens proibidos estão:
Bolsas e mochilas deverão ter até 100 centímetros na soma das dimensões (altura, largura e profundidade). Capacetes de Motociclistas não poderão entrar na área do desfile; a orientação é que os motociclistas providenciem previamente uma forma segura de mantê-los junto ao veículo. Apenas drones autorizados poderão acessar o espaço aéreo. Animais, em geral, não são permitidos, exceto cães-guia.
O Metrô DF operará em escala de feriado, das 5h30 às 19h. Os ônibus seguirão o esquema do programa Vai de Graça, com gratuidade no Distrito Federal, e 134 ônibus extras reforçarão a frota em direção ao centro. As viagens extras serão acionadas conforme demanda, a partir das 6h no sentido Plano Piloto e a partir das 13h para o retorno.
Para transporte por aplicativo, o desembarque é na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto; para táxis, o ponto é o estacionamento do Sesi Lab, ao lado da rodoviária. Quem for de veículo particular pode tentar usar, conforme disponibilidade, os estacionamentos dos anexos dos ministérios nos lados sul e norte e o estacionamento do SESI Lab — as vagas não são reservadas.
Será montada a “Cidade Policial” ao lado do Museu da República, com comando móvel das corporações e uso de imagens de drones e câmeras para apoiar o policiamento. Na Cidade Policial será possível registrar ocorrências e bloquear celulares por meio do programa Fora da Rede, informou o CGN.
Ao lado da Cidade Policial haverá área para acolhimento de pessoas perdidas; em caso de criança, adolescente, Pessoas idosa ou outro indivíduo desorientado, a orientação é procurar uma Equipes uniformizada ou dirigir-se ao ponto de acolhimento.
Devido ao calor esperado, o CGN recomenda reforço na hidratação e uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus. Haverá pontos de hidratação nas áreas externas da Esplanada.