Subscribe to Newsletter
Enter your email address below and subscribe to our newsletter
Enter your email address below and subscribe to our newsletter





Em 25 de outubro de 2026, Aleksandar Vučić admitiu a derrota para o movimento estudantil Student List nas eleições parlamentares antecipadas, informou a BBC. O anúncio de concessão foi feito pelo próprio Vučić em uma declaração na sede de seu partido em Belgrade.
O Student List tem como candidatos pessoas vindas de diversas áreas da sociedade, incluindo médicos, atores, acadêmicos e esportistas, segundo a BBC. Ilija Srdanović, candidato principal do Student List, disse à BBC Sérvia: “This will be a free state.” (“Este será um Estado livre”), segundo BBC.
Em discurso durante as comemorações, Radomir Saicic, candidato do Student List, afirmou, em fala registrada pela Reuters e reproduzida na cobertura da BBC, que os sérvios demonstraram que “nenhum obstáculo era maior que a sua vontade” e que “nenhuma força pode para sempre subjugar um povo que decidiu tomar seu destino em suas próprias mãos”.
Os números preliminares divulgados pela comissão eleitoral da Sérvia mostraram comparecimento recorde: 64,9% dos eleitores haviam votado até as 18:00 (17:00 GMT), informou a BBC. Longas filas foram registradas em várias cidades do país e também em seções eleitorais no exterior, incluindo Ljubljana, Munique, Los Angeles, Chicago e Paris.
Vučić convocou as eleições antecipadas após dois anos de protestos desencadeados pela queda da cobertura de uma estação de trem em Novi Sad, um acidente que matou 16 pessoas e foi interpretado por manifestantes como símbolo de corrupção e negligência, segundo a BBC.
Após o reconhecimento da derrota, celebraram-se festas nas ruas: pessoas dançaram, buzinaram carros e fogos de artifício foram acionados, relata a reportagem da BBC.
Vučić, que passou dois mandatos como presidente e não podia concorrer a um terceiro, liderava o partido Serbian Progressive Party (SNS) com a intenção de voltar ao cargo de primeiro-ministro, que deixou em 2017, segundo a cobertura da BBC.
O Student List apresentou um programa focado no combate à corrupção e em mudanças na administração pública e na mídia estatal, segundo a BBC. Vučić e o SNS negaram repetidamente as acusações de corrupção, conforme a mesma reportagem.
Os resultados finais e a contagem definitiva das cadeiras no parlamento ainda não haviam sido anunciados no momento da reportagem, conforme informado pela BBC.