Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Bombeiros fazem rescaldo em prédio histórico de Paranaguá

Bombeiros fazem rescaldo em prédio histórico de Paranaguá

Share your love

SHARE ARTICLE

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) continuou, neste domingo (05/04), com o trabalho de rescaldo no Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá, no litoral. O prédio histórico, localizado na área central, foi atingido por um incêndio no sábado (04/04).

Segundo nota divulgada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), o processo de perícia para investigar as causas do incêndio só terá início após a conclusão total desta etapa de rescaldo.

Conforme detalha o CBMPR, a estrutura de madeira do edifício foi a mais afetada pelas chamas, enquanto a parte de alvenaria permaneceu intacta. O incidente não registrou vítimas, apenas danos materiais. O combate ao fogo, iniciado por volta das 12h18 de sábado, mobilizou 45 profissionais, entre bombeiros e brigadistas, contando com o apoio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que envolveu a Portos do Paraná e empresas locais.

O que causou o incêndio no Instituto de Educação de Paranaguá?

A Polícia Científica já determinou uma equipe de especialistas para a coleta de vestígios no local nos próximos dias. Paralelamente, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou o levantamento de informações e de imagens de câmeras de segurança no entorno do quarteirão, que chegou a ter a energia elétrica desligada durante o atendimento.

Uso de drone ajudou no combate a incêndio em Paranaguá

O incêndio começou no sábado (04/04) por volta do meio-dia. Por volta das 16 horas o fogo já estava controlado, restando apenas pequenos focos que foram extintos até às 20 horas.

Uma peça-chave no trabalho de combate ao incêndio foi o uso de drone com tecnologia termal. O equipamento foi utilizado durante todo o processo para monitorar pontos de calor críticos e avaliar o cenário de cima. Isso facilitou a tomada de decisão e o direcionamento das equipes de solo.

Para apagar o incêndio foram utilizadas sete viaturas do CBMPR e três de brigadas de incêndio da Portos do Paraná e empresas locais, além de dois caminhões pipa da prefeitura. O trabalho do CBMPR também contou com o apoio da brigada de combate a incêndios da Portos do Paraná.

Ainda no sábado o governador Ratinho Junior (PSD) determinou que a Secretaria de Estado da Educação realize uma força-tarefa para avaliar os danos causados pelo incêndio no Instituto Estadual de Educação de Paranaguá.

A determinação do governo estadual quer diagnóstico rápido para que a escola entre em processo de restauração o quanto antes. O trabalho vai mobilizar engenheiros do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional para avaliar a extensão dos danos.

Estrutura histórica

A estrutura foi construída em 1927 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1991. Atualmente, a unidade atende 1.635 estudantes distribuídos em 53 turmas, sendo a maioria do ensino médio.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!

Fonte do Artigo

SHARE ARTICLE
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Articles: 38380