Enter your email address below and subscribe to our newsletter

MPPR e CMDPI lançam projeto de proteção à pessoa idosa em Umuarama

MPPR e CMDPI lançam projeto de proteção à pessoa idosa em Umuarama

Share your love

SHARE ARTICLE

O Ministério Público do Paraná e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Umuarama lançaram, nesta quinta-feira, 22 de outubro, o projeto Rede Viva: Tecendo a Proteção da Pessoa Idosa no Território – Jornada Intersetorial de Prevenção ao Acolhimento. O evento de abertura reuniu cerca de 70 gestores, conselheiros e profissionais de diferentes áreas, como assistência social, saúde, esporte e cultura.

A programação incluiu uma palestra on-line da Promotora de Justiça Mariana Dias Mariano, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, sobre a autonomia da pessoa idosa e a importância de considerar a institucionalização como último recurso. O CMDPI também apresentou um diagnóstico da realidade local e do perfil da população idosa atendida no município.

O aumento dos pedidos de acolhimento institucional de pessoas idosas registrados pelo Conselho Municipal motivou a criação do projeto. A iniciativa busca aproximar os serviços públicos e integrar as diferentes áreas de atendimento para ampliar as ações preventivas e melhorar a articulação da rede municipal de proteção à pessoa idosa. 

Coordenado pela Assistente Social Naraiana Inez Nora Perufo, da 8ª Unidade Regional de Apoio Técnico Especializado, e pelo Promotor de Justiça Marcos Antonio de Souza, da 4ª Promotoria de Justiça de Umuarama, o projeto terá novas etapas. Após o encontro inicial, os serviços municipais realizarão o diagnóstico e o mapeamento das necessidades e dificuldades da rede de atendimento. Com base nesse levantamento, serão definidas coletivamente ações e fluxos de trabalho, com responsabilidades compartilhadas.

O objetivo é consolidar em Umuarama uma rede de garantia de direitos resolutiva e capaz de intervir preventivamente para evitar o afastamento de idosos do convívio familiar e comunitário.

Mais Notícias

Home Page – Início

Source link
See more: The Global Track

Corinthia Mes

SHARE ARTICLE
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Articles: 41745