Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Documentos desfocados simbolizam punições a alunos de Medicina da UniCesumar.

UniCesumar pune alunos de Medicina após mensagens com referência ao nazismo

Share your love

SHARE ARTICLE

Mensagens foram enviadas contra Estudante bolsistas após o segundo turno das eleições; o Ministério Público Federal apura o caso em Maringá.

Segundo o G1, alunos de Medicina da UniCesumar, em Maringá, no Norte do Paraná, foram punidos após compartilharem mensagens com ataques a Estudante bolsistas e referências ao nazismo em um grupo da turma. O conteúdo foi enviado em 25 de outubro, depois do resultado do segundo turno das eleições de 2026.

A universidade informou que concluiu uma sindicância interna em 30 de outubro e aplicou desligamentos do quadro discente, suspensões e advertências, conforme a gravidade das condutas. A instituição não informou quantos alunos receberam cada tipo de punição.

Mensagens e investigação

Em uma das mensagens, um estudante comparou quem paga a mensalidade com quem ingressou por meio de seleção acadêmica de programas sociais. Também foram compartilhadas imagens e expressões associadas ao nazismo, incluindo uma referência ao termo “leite cru”, usado por grupos na internet que defendem a supremacia branca.

Alunos da instituição denunciaram o caso ao Ministério Público Federal (MPF). O órgão confirmou o recebimento da denúncia e informou que apura as mensagens.

Um estudante ouvido pelo G1 afirmou que o ambiente na faculdade e nos grupos de mensagens ficou hostil. Segundo ele, os alunos envolvidos nas ofensas e aqueles que foram alvo das mensagens não frequentaram a instituição desde que o caso ganhou repercussão.

Posicionamentos

Em nota, a UniCesumar disse repudiar qualquer forma de discriminação ou preconceito e afirmou que as medidas foram adotadas conforme o regimento interno da universidade.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) declarou que as atitudes descritas ferem os princípios do Código de Ética do Estudante de Medicina. O conselho informou que vai adotar as providências cabíveis dentro de suas atribuições e acompanhar o caso.

Leia também

SHARE ARTICLE
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Articles: 41957