Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Projetos de data centers no Texas diante de rede elétrica sob pressão

Vitória democrata deixa projetos de data centers no Texas incertos

Share your love

SHARE ARTICLE

Oposição rural, pedidos de conexão superiores a mais de 400 gigawatts e medidas do governador Greg Abbott já pressionavam novos projetos no estado.

Projetos de data centers no Texas enfrentam um cenário de incerteza após a vitória democrata nas eleições de terça-feira, segundo UOL. A situação ocorre depois de o governador republicano Greg Abbott suspender a conexão de novos empreendimentos à rede elétrica estadual e determinar uma auditoria no setor.

O Texas se tornou uma das principais regiões dos Estados Unidos para esse tipo de instalação por causa da oferta de energia, do custo relativamente baixo dos terrenos e de políticas favoráveis aos negócios. Meta, Google e Microsoft anunciaram projetos importantes no estado nos últimos dois anos.

Pressão sobre a rede elétrica

A expansão do setor passou a enfrentar oposição de comunidades rurais e um aumento nos pedidos de conexão à rede. Em 3 de agosto, Abbott suspendeu a conexão de novos data centers e ordenou uma análise sobre a demanda de energia, os impactos ambientais e os incentivos fiscais concedidos aos desenvolvedores.

segundo UOL, a operadora da rede elétrica do Texas, ERCOT, informou que monitorava pedidos de conexão de mais de 400 gigawatts em projetos de data centers. O volume equivale, conforme a fonte, à energia necessária para abastecer todo o sul dos Estados Unidos.

Projetos e depósitos sob incerteza

Antes da eleição, Hinojosa havia afirmado que pretendia ampliar as restrições, proibindo novas aprovações até que a Assembleia Legislativa aprovasse leis para garantir a participação dos texanos nas decisões sobre essas instalações.

A mudança de posição de Abbott colocou em risco dezenas de bilhões de dólares em projetos planejados e levantou dúvidas sobre a devolução de centenas de milhões de dólares pagos como depósitos de garantia por data centers que buscavam conexão à rede estadual.

SHARE ARTICLE
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Articles: 42012