Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Imagem ilustrativa

Zelensky chega a Oslo para reunião com enviado dos EUA; Rubio nega que Washington retenha inteligência que colocaria ucranianos em risco

Share your love

SHARE ARTICLE

Zelensky chega a Oslo para reunião com enviado dos EUA; Rubio nega que Washington retenha inteligência que colocaria ucranianos em risco

Segundo a Reuters, o President ucraniano Volodymyr Zelensky chegou ao aeroporto de Oslo na terça-feira para encontros organizados na Noruega com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, em um momento de tensão nas relações entre Kyiv e Washington.

As conversas em Oslo, pedidas por Zelensky e organizadas por Noruega e Finlândia, reúnem representantes americanos e europeus com o objetivo, segundo autoridades norueguesas, de tentar encaminhar as relações para um caminho mais construtivo e discutir formas de buscar um fim diplomático e duradouro para a guerra.

Contexto e participantes

Segundo a Reuters, Witkoff chegou à Noruega para as reuniões e deve ser acompanhado por participações por videolink, incluindo Jared Kushner. Também participam representantes da Finlândia, do Reino Unido, da Polônia, da France, da Alemanha, da União Europeia e da OTAN, entre outros.

Não está claro se Witkoff seguirá depois para a Rússia; o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que espera que uma reunião com o enviado American possa ser organizada em breve e declarou que "apreciam muito os esforços de mediação dos negociadores americanos", conforme a Reuters.

Acusações sobre alertas e resposta de Marco Rubio

Segundo relatos da Reuters, o conselheiro militar de Zelensky, Serhii “Flash” Beskrestnov, disse à BBC que a falta de alertas confiáveis vindos dos EUA tem causado perdas de vidas na Ucrânia, afirmando que às vezes recebem informações antes dos ataques e às vezes não.

Confrontado com essas alegações, o secretário de Estado dos EUA Marco Rubio rejeitou as acusações como “escandalosas” e “ultrajantes”, segundo a Reuters, afirmando que informações não foram intencionalmente negadas a Kyiv.

Outros pontos citados nas conversas

Segundo a Reuters, Zelensky afirmou ter tido uma “discussão construtiva” com Rubio sobre a necessidade de alertas antecipados, de interceptadores de mísseis e da rede Starlink, da SpaceX. Na semana anterior, um grupo bipartidário de senadores americanos pediu investigação urgente sobre interrupções na rede Starlink na Ucrânia.

A Reuters também registrou relatos não confirmados de que a transferência de mais interceptadores Patriot para a Ucrânia ainda não havia sido aprovada; o secretário de Estado admitiu, em visita à Índia, que pode ser verdade que os Patriot ainda não chegaram, mas disse que nada foi negado a Kyiv de forma intencional.

O texto da Reuters menciona ainda tensões mais amplas: declarações recentes do President American Donald Trump, que disse ser hora de a Ucrânia ter um novo President e que "alguém mais" negocie por Kyiv; uma conversa entre Trump e Vladimir Putin após a qual Trump anunciou que a Rússia forneceria mais de 300.000 toneladas de diesel e que os Estados Unidos encerraram sanções sobre exportações russas de diesel — reação que Zelensky chamou de "um presente de aniversário para Putin".

Líderes europeus também expressaram preocupação com sinais contraditórios dos EUA: o chanceler alemão Friedrich Merz falou em "Images e mensagens mistas" sobre a guerra e disse que a Europe vem arcando com o custo da defesa da Ucrânia desde 2025, segundo a Reuters. O Vice-President American JD Vance foi citado dizendo que a Ucrânia é "certamente parceira em alguns aspectos" mas que há interesses divergentes em algumas questões.

O encontro em Oslo ocorre antes de outras decisões e consultas previstas entre as partes; a Reuters foi a fonte das informações relatadas pela BBC.

SHARE ARTICLE
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Articles: 41520