Home / Paraná / Polícia do PR cumpre 767 mandados contra facção que atua em presídios
Polícia cumpre mais de 700 mandados no Paraná (Foto: Fernando Lopes/ RPC Cascavel)
Polícia cumpre mais de 700 mandados no Paraná (Foto: Fernando Lopes/ RPC Cascavel)

Polícia do PR cumpre 767 mandados contra facção que atua em presídios

Facção criminosa atua no sistema prisional de todo o país, diz polícia.
Mais de 470 mandados são contra pessoas já detidas em presídios.

A Polícia Civil deflagrou uma operação contra uma facção criminosa que atua de dentro e fora de presídios do Paraná e de outros estados brasileiros na manhã desta quinta-feira (17). Foram expedidos 767 mandados de prisão, sendo que mais de 470 são contra pessoas que já estão detidas no sistema prisional e que continuam cometendo crimes. Quatro mandados de busca e apreensão também foram expedidos. A operação foi batizada de Alexandria.

Até a atualização desta reportagem, 577 mandados já haviam sido cumpridos. Destes, 484 foram dentro de penitenciárias. Dos 93 novos presos, 65 foram detidos em Curitiba e Região Metropolitana, e 28 no interior do estado.

Todos os mandados serão cumpridos em parceria com a Polícia Militar (PM), Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (Depen) e com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A ação acontece em Curitiba, municípios da Região Metropolitana, e em mais 72 cidades do interior do estado, além de oito unidades prisionais do estado onde a polícia também fará uma varredura em busca e de armas, drogas e celulares. Todos os presos desses locais serão revistados.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão sendo realizadas há dois anos. Nesse período, foram analisadas mais de 1,7 mil horas de gravações de interceptações telefônicas entre integrantes da facção de doze estados: Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte. A soma dessas horas totaliza 71 dias seguidos de ligações.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP-PR), esta é a maior operação já realizada no país contra essa facção criminosa.

O nome da ação foi inspirado na Biblioteca Real de Alexandria – uma das maiores bibliotecas do mundo antigo – que existiu até a Idade Média quando foi destruída por um incêndio cujas causas são controversas. Nela continha praticamente todo o saber da Antiguidade.

Fonte: G1
poli2

Comentar