Home / Brasil / Prorrogado novamente o prazo para substituição do extintor BC pelo ABC; agora é 1.º de julho

Prorrogado novamente o prazo para substituição do extintor BC pelo ABC; agora é 1.º de julho

O prazo fixado para a substituição dos extintores de incêndio com carga de pó BC pelos com carga de pó ABC foi prorrogado. A nova data é 1º de julho de 2015, de acordo com decisão do Conselho Nacional de Trânsito. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na edição desta quinta-feira, 25 de março.

A substituição deveria ocorrer no dia 1º de abril. No entanto, o Contran resolveu prorrogar por causa dos alertas dados pelos empresários do setor. Eles alegam que o tempo era curto para a fabricação e disponibilização dos novos extintores.

O extintor BC apaga apenas incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica e em combustíveis líquidos – óleo, gasolina e álcool. O extintor ABC apaga incêndio nesses materiais e também nos sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos.

Segunda prorrogação
Em janeiro deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) havia prorrogado o prazo para abril porque os proprietários de veículos acusaram não encontrar o extintor ABC no mercado. Ele deve ser usado em automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada. Carros produzidos no Brasil saem de fábrica com o extintor recomendado, desde 2005.

Motoristas apreendidos com extintor BC, a partir do dia 1.º de julho, serão penalizados com multa de R$ 127,69 (infração grave) e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Comentar