Home / Mundo / Companhias mudam regras e passam a exigir dois tripulantes na cabine todo o tempo, após acidente aéreo

Companhias mudam regras e passam a exigir dois tripulantes na cabine todo o tempo, após acidente aéreo

As companhias aéreas britânicas de baixo custo EasyJet e Norwegian Air anunciaram nesta quinta-feira (27) que obrigarão a partir de amanhã que pelo menos dois membros da tripulação estejam o tempo todo na cabine do avião durante seus voos.

As companhias anunciaram a mudança em seus procedimentos após saber que o copiloto do Airbus A320 que caiu terça-feira nos Alpes derrubou voluntariamente o aparelho após ficar sozinho na cabine de comando e se recusar a abrir a porta para o piloto.

“Nós estávamos planejando mudar nossos procedimentos, mas esse acidente acelerou a implementação. De agora em diante, duas pessoas da tripulação sempre estarão presentes na cabine”, disse uma porta-voz da Norwegian Air.

A EasyJet comunicou que tomou a decisão após consultar a Autoridade Aérea do Reino Unido (CAA).

Pouco depois da tragédia com o avião da Germanwings, que matou 150 pessoas, a companhia britânica expressou através das redes sociais sua solidariedade com os amigos e familiares dos passageiros do voo 9525.

Segundo o promotor francês Brice Robin, as gravações da caixa-preta do avião indicam que o copiloto Andreas Lubitz, alemão de 28 anos, derrubou voluntariamente o avião da companhia alemã.

Em comunicado, a Autoridade Aérea Britânica assinalou que pediu a todas as companhias aéreas do país que “revisem todos os procedimentos relevantes” por causa dos detalhes que emergiram no acidente.

“Todos os pilotos de companhias aéreas britânicas se submetem a exames médicos regulares e extensivos para determinar sua capacidade de manter a licença”, assinalou a CAA.

“Um piloto de companhia aérea que voa junto, pelo menos, com outro piloto” deve passar todos os anos por testes em que os examinadores avaliam, entre outros parâmetros, sua saúde mental, detalhou o organismo.

A Autoridade Aérea britânica assinalou que continuará supervisionando a situação à medida que a investigação sobre a queda do avião na França evoluir.

O acidente
O avião Aibus A320 da companhia aérea Germanwings caiu nesta terça-feira (24) na região dos Alpes franceses, perto da cidade de Barcelonnette, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Nice. A aeronave carregava 144 passageiros e seis tripulantes. Segundo o presidente francês François Hollande, não há possibilidade de sobreviventes.

O voo 4U9525 saiu de Barcelona, Espanha, em direção à cidade alemã de Düsseldorf, e desapareceu após 46 minutos da decolagem, por volta das 11h locais, após emitir mensagem de socorro. Equipes de resgate foram encaminhadas ao local, de difícil acesso.

(Terra.com.br)

Comentar