Newsletter Subscribe
Enter your email address below and subscribe to our newsletter
Enter your email address below and subscribe to our newsletter





O tempo no Paraná segue instável neste fim de semana, exigindo atenção redobrada dos moradores. Embora o ciclone extratropical que passou pelo Sul do Brasil na quinta-feira tenha se afastado em direção ao oceano, um novo fenômeno preocupa as autoridades meteorológicas.
A previsão indica que a formação de uma área de baixa pressão, que pode ser o estágio inicial de um novo ciclone, manterá o estado sob alerta para o risco de tempestades e ventos fortes. O cenário é de cautela para as atividades planejadas ao ar livre durante o Dia dos Pais.
Conforme informações divulgadas pelo Simepar, o estado permanece sob alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta sexta, sábado e domingo, abrangendo todo o território paranaense.
Segundo o Simepar, a passagem rápida de uma frente fria trouxe chuvas intensas na madrugada de sexta-feira, mas o tempo continua suscetível à formação de novas instabilidades. As regiões Norte, Campos Gerais e Leste são as áreas com maior potencial para o registro de temporais localizados.
A expectativa é que o sábado seja marcado por chuvas e trovoadas em todas as regiões, com maior risco de tempestades na faixa central do Paraná. Os ventos também devem ganhar força, apresentando rajadas moderadas a intensas, especialmente na metade sul do estado.
Os modelos meteorológicos preveem que a instabilidade deve persistir até o domingo. Apenas na segunda-feira é esperado um enfraquecimento gradual das chuvas, conforme apontam os especialistas do sistema de monitoramento estadual.
Os volumes de precipitação podem ser significativos, superando os 70 milímetros em áreas do Centro, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Leste. Logo após o período chuvoso, uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas, afetando principalmente o amanhecer no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba.
Em situações de emergência, a recomendação oficial é entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193. Problemas na rede elétrica devem ser reportados diretamente à Copel pelo número 0800 51 00 116.
Para se manter informado, os paranaenses podem cadastrar o CEP da sua região enviando um SMS para o número 40199. Este serviço gratuito envia alertas automáticos sobre riscos de mau tempo diretamente para o celular, garantindo maior segurança para toda a família.
1. O ciclone ainda representa perigo para o Paraná? Não, o ciclone mencionado inicialmente já se afastou em direção ao oceano, mas um novo sistema de baixa pressão mantém o risco de tempestades.
2. Quais regiões correm mais risco de temporais? A faixa central do estado, além das regiões Norte, Campos Gerais e Leste, apresenta maior probabilidade de chuvas intensas.
3. Até quando vai o alerta de tempestades? O alerta amarelo do Inmet permanece ativo durante todo o fim de semana, com chuvas previstas até o domingo.
4. Como receber alertas da Defesa Civil no celular? Basta enviar um SMS com o número do seu CEP para o número 40199 para receber avisos sobre riscos meteorológicos.
5. A temperatura vai cair após a chuva? Sim, a previsão indica a chegada de uma massa de ar frio entre segunda e terça-feira, causando declínio nas temperaturas no amanhecer.