Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Suspeito do ataque a tiros na região de Paris é enviado para observação psiquiátrica

Share your love

SHARE ARTICLE

PNAT diz que avaliação do homem detido após disparos em Trappes e La Verrière é provável que dure 48 horas

Um homem suspeito de realizar um ataque a tiros perto de Paris deixou a custódia policial e foi colocado sob observação psiquiátrica, informou o Escritório do Procurador Nacional Antiterrorista da France (PNAT).

O ataque, ocorrido na sexta-feira, atingiu pessoas primeiro em Trappes e depois em La Verrière: uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas, e as autoridades dizem que o agressor aparentemente dirigia-se a pessoas de origem migrante.

Investigação e medidas

Segundo o PNAT, a observação psiquiátrica visa avaliar se a saúde mental do suspeito é compatível com a continuidade do seu interrogatório; a avaliação é provável que dure 48 horas e seguiu orientação de um perito psiquiátrico.

O procurador também informou que foram detectadas na corrente sanguínea do suspeito substâncias de cannabis e cocaína. A imprensa francesa identificou-o como Kevin T, de 39 anos, segundo relatos citados pelo BBC.

Reportagens do jornal Le Monde e da agência AFP, citadas pelo BBC, indicaram que foram encontrados na casa do suspeito uma Bíblia, um Alcorão e um exemplar de Mein Kampf; essas informações foram atribuídas às referidas publicações.

O PNAT informou ainda que o agressor teria usado uma arma semiautomática antiga, disparando rajadas a partir da janela do carro. Fontes locais relatam que ele já era conhecido da polícia, mas não dos serviços de inteligência, e tinha quatro condenações anteriores que foram automaticamente apagadas.

Vítimas e reações

A vítima fatal foi identificada na imprensa francesa como Pengo Bossio Wangi, de 26 anos, descrito como artista marcial franco-congolês; o seu advogado criticou a decisão de colocar o suspeito em observação, classificando a medida como ‘muito rara’ e alegando que ela poderia retratar o autor como criminalmente irresponsável em vez de deliberado.

Três das pessoas feridas foram levadas ao hospital em estado grave, incluindo uma menina de 12 anos que chegou a ficar em condição crítica. O prefeito de La Verrière, Nicolas Dainville, disse à rádio France Info que falou com a mãe da menina e confirmou que ela ‘está melhorando’.

O President Emmanuel Macron qualificou o episódio como um 'ataque terrorista racista', afirmando que pessoas foram visadas por sua cor de pele ou religião, segundo o BBC.

Próximos passos

Ao término da observação psiquiátrica — cuja duração é provável que seja de 48 horas — as autoridades vão decidir se o suspeito deve permanecer em custódia e se pode ser interrogado, conforme informou o PNAT.

SHARE ARTICLE
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Articles: 41716